Eventos Passados

Eventos Passados

Vídeo - CICLO DE CINEMA IDISH – 2005 Evento realizado no Dia 9 de agosto de 2005 a 27 de setembro de 2005

CICLO DE CINEMA IDISH – 2005

O Museu Judaico, pelo terceiro ano consecutivo, apresentará em 2005 o seu “Ciclo de Cinema Idish”, uma rara oportunidade de assistir a filmes de diferentes características, não disponíveis no circuito comercial, dentre eles clássicos baseados em Scholem Aleichem e excelentes exemplos de humor, drama e teatro. As sessões serão sempre às 19h30min, no CIB - Clube Israelita Brasileiro.
Língua dos judeus da Alsácia e do Reno desde o século XI, o idish, que se originou do alemão antigo, foi levado para o leste europeu, durante a Idade Média, pelas sucessivas ondas de judeus expulsos de Ashkenaz (Alemanha, em hebraico). Mesclando o hebraico e, em menor medida, outros padrões lingüísticos, sobretudo eslavos, o idish tornou-se, até meados do século XIX, o mame-luschen, ou “língua materna”, essencialmente falada, de milhões de judeus. Entre 1850 e o início da Segunda Guerra Mundial, o idish teve um florescimento literário, com grandes obras escritas por mestres como Scholem Aleichem, I. L. Peretz, Scholem Ash e Isaac Bashevis Singer.
Núcleos teatrais importantes em idish desenvolveram-se na Polônia e, com a emigração, nos Estados Unidos e na Argentina. A língua, golpeada com a eliminação da sociedade ashkenazi européia no Holocausto, é hoje estudada em universidades e falada pelos judeus ultra-ortodoxos (que reservam o hebraico às orações e estudo de livros religiosos).
Em: 09/08/2005 Veja mais...
Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados