Núcleo de Estudos

Núcleo de Estudos - (English version here)

O Museu desenvolve, em colaboração com outras entidades, estudos sobre temas ligados à imigração judaica para o Brasil e ao Holocausto.  Participa de eventos em escolas e entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de estimular a reflexão em torno de questões como a memória e a exclusão.

 

Imigração
Para aprofundar o estudo de questões ligadas à identidade judaica, o Museu realiza desde 2002 pesquisas de História Oral, em cooperação com as Universidades Federal Fluminense (UFF) e Estácio de Sá. Pertencem ao acervo os depoimentos de dois grupos de imigrantes -- ex-moradores judeus da Zona da Leopoldina entre as décadas de 1930 e 1960 e imigrantes alemães chegados depois de 1945. O Museu Judaico representa no Estado do Rio o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro.

Holocausto
O Museu dispõe de material variado sobre Holocausto, inclusive depoimentos de sobreviventes que se estabeleceram no Brasil.

Linha do Tempo
De 1500, quando viajaram na frota de Cabral os judeus Mestre João (para pesquisas astronômicas e geográficas) e Gaspar da Gama (intérprete e comandante do navio dos mantimentos), até os dias de hoje, veja a Linha do Tempo dos judeus no Brasil.

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados