Núcleo de Estudos

Holocausto

Holocausto

O Holocausto, ou Shoa, palavra que se tornou no século XX um paradigma do mal absoluto, designa o projeto de extermínio dos judeus europeus colocado em prática durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45) pelo Estado alemão. O regime nazista também planejou a eliminação de outros grupos considerados "inferiores" -- deficientes físicos e mentais, comunistas, ciganos, eslavos, intelectuais poloneses, homossexuais e segmentos católicos. Os judeus, contudo, foram o único grupo que o nazismo pretendeu exterminar até o último membro, com o emprego de todos os meios tecnológicos então disponíveis; até os últimos dias do conflito, recursos continuaram a ser desviados do esforço bélico alemão para perseguir a meta de tornar a Europa "livre de judeus". Cerca de seis milhões, inclusive um milhão e meio de crianças, foram assassinados.

O Museu Judaico do Rio de Janeiro dispõe de depoimentos e objetos de vítimas que emigraram para o Brasil. Se você participou dos trágicos acontecimentos, preste seu depoimento. O registro da experiência preservará sua memória para as gerações vindouras. O Museu também aceita doações de objetos e documentos relativos ou à Segunda Guerra ou ao movimento de sobrevivência judaica. Entre em contato conosco. Preservar é permitir que um maior número de pessoas conheça todo o horror dos fatos.  

 

Textos sobre o Holocausto
Os arquivos abaixo são protegidos por copyright. Eles estão em pdf e podem ser vistos com o programa Adobe Acrobat. Caso você não tenha o programa por favor clique aquipara copiá-lo.

• Homenagem aos mártires do Holocausto

• Levante do Gueto de Varsóvia

• Berlim inaugura memorial para judeus vítimas do Holocausto
fonte: swissinfo

 

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados