Núcleo de Estudos

Imigração

Imigração

No Rio de Janeiro
Para aprofundar o estudo de questões ligadas à identidade judaica, o Museu realiza desde 2002 pesquisas de História Oral, em cooperação com as Universidades Federal Fluminense (UFF) e Estácio de Sá. Pertencem ao acervo os depoimentos de dois grupos de imigrantes -- ex-moradores judeus da Zona da Leopoldina entre as décadas de 1930 e 1960 e imigrantes alemães chegados depois de 1945.

No Brasil
A imigração judaica no Brasil vem sendo pesquisada por historiadores, sociólogos, cientistas políticos e escritores, que produziram grande bibliografia sobre o assunto. O Museu Judaico representa no Estado do Rio o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1976 por um grupo de professores e alunos da Universidade de São Paulo preocupados em preservar a memória da imigração judaica.   O Arquivo também tem seções nos Estados da Bahia, Pernambuco, Paraná, Pará e Minas Gerais.

Visite o "site" do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro.

 

Textos sobre imigração no Brasil
Os arquivos abaixo são protegidos por copyright. Eles estão em pdf e podem ser vistos com o programa Adobe Acrobat. Caso você não tenha o programa por favor clique aqui para copiá-lo.

• Partindo para o Brasil Imigração Judaica em São Paulo
• Os Judeus e seu Compromisso com a Memória - Helena Lewin
O compromisso dos imigrantes judeus com a memória, a judeidade e a continuidade foi tema do artigo da socióloga Helena Lewin, diretora do Programa de Estudos Judaicos da UERJ, publicado pela revista com que o Museu Judaico celebrou seu 25º. aniversário.

 

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados