Carta do Presidente

Carta do Presidente

É com satisfação que o Museu Judaico do Rio de Janeiro está renovando seus canais de comunicação, com o objetivo de disseminar ainda mais as informações sobre suas atividades culturais e seu acervo.  A preservação da memória judaica brasileira, e mais especificamente carioca, é nossa missão maior, aliada ao cultivo e à dinamização da cultura judaica.

Os próximos anos serão, com certeza, muito profícuos, em virtude do entusiasmo com que associados e amigos vêm apoiando nossa gestão à frente do Museu Judaico, instituição sem fins lucrativos que não conta com subvenções oficiais para sua manutenção e a promoção de suas atividades. Chegamos até aqui com idealismo e determinação.  Como gerador e catalisador de uma cultura de variados matizes e legado humanista amplamente reconhecido, o Museu defende toda a vasta gama da experiência judaica das numerosas ameaças que ainda a cercam e propõe à sociedade ações destinadas a reafirmar o compromisso judaico com a memória coletiva. 

 

Além das exposições permanentes e provisórias que promove, o Museu atua hoje como centro cultural e pólo de pesquisas históricas. Ponte dinâmica entre o passado e o presente, realiza, ademais, ciclos de palestras, concursos literários para jovens, lançamentos de livros e CDs e exibição de vídeos. O Museu constitui uma presença efetiva no circuito cultural da cidade, preservando e disseminando a herança cultural, religiosa e ética do povo judeu, inclusive em parceria com instituições dentro e fora da comunidade judaica.

Espero encontrá-los em breve -- pessoalmente, por telefone ou e-mail. Sejam bem-vindos.


     Max Nahmias - Presidente

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados