Eventos Passados

Eventos Passados

Exposição - JANUSZ KORCZAK - Um legado para a humanidade Evento realizado no Dia 10 de agosto de 2005 a 11 de setembro de 2005

JANUSZ KORCZAK - Um legado para a humanidade

“Sem uma infância serena e completa, toda vida posterior fica mutilada” (Janusz Korczak)

A vida e a obra do educador, escritor e médico-pediatra Janusz Korczak (1878-1942) transformaram-no em símbolo dos direitos da infância. Rara mescla de teórico original e idealista, ele foi um visionário que, numa época autoritária e assombrada pelo racismo, viveu como Justo, no sentido judaico do termo, e morreu como herói. Quando os nazistas ordenaram a evacuação para o campo de extermínio de Treblinka dos 200 órfãos judeus de quem cuidava, Korczak rejeitou as ofertas de abrigo seguro e optou por acompanhá-los até a morte. A figura do “bom doutor”, caminhando pelas ruas do gueto de Varsóvia cercado de crianças esfarrapadas, ficou célebre como exemplo de solidariedade e integridade.
De família judia burguesa, Korczak serviu ao Exército polonês como oficial na Primeira Guerra e deixou uma promissora carreira de pediatra para dedicar-se, entre as duas guerras mundiais, à literatura e à revolução pedagógica. Inimigo das punições corporais então comuns, criou no orfanato judaico da rua Krochmalna um sistema igualitário de auto-gestão infantil, com eleições, diário mural, jornal e tribunal. Depois da Segunda Guerra e do Holocausto, a vitalidade do seu pensamento continuou a inspirar, sobretudo na Europa, o trabalho social com crianças marginalizadas e em situações de risco.
“O educador não deve se abaixar até a criança, mas elevar-se a ela e ao seu modo de ver e compreender as coisas” -- afirmou no livro Como amar uma criança (1919). Seu texto O direito da criança ao respeito (1929) está na origem das convenções contemporâneas de defesa da infância. Korczak também escreveu ficção, poesia e teatro infantil, e sua peça Rei Mateusinho I é até hoje encenada com sucesso. Sua última obra foi Diário do Gueto (1942). Os ideais de Korczak, que jamais perderam a atualidade, vêm sendo difundidos pelas Associações com o seu nome existentes em vários países, inclusive o Brasil.
Em: 10/08/2005 Veja mais...
Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados