Eventos em cartaz

Eventos em cartaz

Conferência - Memória e Cinzas - Vozes do Silêncio Evento realizado no Dia 15 de agosto de 2005 a 16 de agosto de 2005

Memória e Cinzas - Vozes do Silêncio

O Museu Judaico do Rio de Janeiro e o Programa de Estudos Judaicos da UERJ esperam contar com a sua presença no Colóquio “Memória e Cinzas --Vozes do Silêncio”, que reunirá, nos próximos dias 15 e 16 de agosto, pensadores da cultura e da contemporaneidade para uma reflexão interdisciplinar em torno de questões como a espoliação da memória, sua imobilização pelo trauma, sua possível permanência e seu retorno, sobretudo na função de redimir o passado, a opressão e a exclusão por razões de diferenças.
Em quatro mesas-redondas, o Colóquio, que terá a coordenação geral da psicanalista Edelyn Schweidson, pretende aprofundar a compreensão de temas que remetem a aspectos do passado em geral pouco abordados no Brasil, estimulando a participação criativa da sociedade na discussão dos parâmetros que moldarão o século XXI.

Mesas-redondas

Nossas heranças: psicanálise e língua (15.08.2005 - 10 às 12h)
* Fábio Landa: “Depois de tudo, a Psicanálise”
* Jacó Guinsburg: “Fagulhas das Cinzas”

A transmissão e seus silêncios (15.08.2005 - 14 às 16h)
* Marylink Kupferberg: “Zonas de Silêncio e Segredo familiar: a transmissão interrompida”
“Memória da Língua e Linguagem da Memória”

Guardiães da memória, paradigmas futuros (16.08.2005 - 10 às 12h)
* Márcio Seligmann-Silva: “O Testemunho para além do Falocentrismo: pensando um outro paradigma”
*Paulo Blank: “Memórias da minha Mãe”

E se, um dia, a paz? (16.08.2005 - 14 às 16h)
* Eduardo Vidal: “Facticidades”
* Sergio Paulo Rouanet: “A Guerra dos Fundamentalismos”
*Debatedora: Edelyn Schweidson

Participantes
* Edelyn Schweidson é psicanalista, doutora pela New School for Social Research, NY, pós-doutora junto à Unicamp/Ribeirão Preto. Artigos recentes publicados no International Forum of Psychoanalysis, Le Coq Heron e Reverso Revista de Psicanálise versam sobre a psicanálise e suas relações com a cultura.
* Eduardo Vidal é psicanalista da Letra Freudiana e mestre em Filosofia. Autor de diversos escritos em Psicanálise publicados no Brasil, na Argentina e na França.
* Fábio Landa é psicanalista, maître de conférences na França, pós-doutor pela École de Hautes Études en Sciences Sociales. Autor de "Ensaio sobre a criação teórica em psicanálise"(Unesp, SP, 2005) e articulista de Les Temps Modernes, Le Coq Heron e Ide.
* Jacó Guinsburg é professor de Literatura Judaica da USP, professor emérito da Escola de Comunicação e Arte do Estado de SP, escritor, organizador e tradutor de, entre outros livros, “Coletânea Judaica”.
Tradutor de Peretz, Descartes, Büchner. Editor da Editora Perspectiva.
* Márcio Seligmann-Silva é doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor de Teoria Literária na UNICAMP. Tem vários livros publicados, entre eles O Local da Diferença (Editora 34, 2005).
* Marylink Kupferberg é psicanalista, doutora em Psicanálise pela PUC-Rio. Assistente de Edição da Revista Psicologia Clínica da PUC-Rio.
* Paulo Blank é psicanalista, doutor em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, escritor de, entre outros, “Cabala, os mistérios dos casais” (2005) e colunista do Jornal do Brasil.
* Sergio Paulo Rouanet é cientista político, conferencista, escritor e ensaísta. Foi diplomata e é membro da Academia Brasileira de Letras. Autor de várias obras, entre elas “Teoria crítica e psicanálise” (1983) e “As razões do Iluminismo” (1987).

Data: 15/08/2005

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados