Eventos em cartaz

Eventos em cartaz

Vídeo - CICLO DE CINEMA IDISH – 2005 Evento realizado no Dia 9 de agosto de 2005 a 27 de setembro de 2005

CICLO DE CINEMA IDISH – 2005

O Museu Judaico, pelo terceiro ano consecutivo, apresentará em 2005 o seu “Ciclo de Cinema Idish”, uma rara oportunidade de assistir a filmes de diferentes características, não disponíveis no circuito comercial, dentre eles clássicos baseados em Scholem Aleichem e excelentes exemplos de humor, drama e teatro. As sessões serão sempre às 19h30min, no CIB - Clube Israelita Brasileiro.
Língua dos judeus da Alsácia e do Reno desde o século XI, o idish, que se originou do alemão antigo, foi levado para o leste europeu, durante a Idade Média, pelas sucessivas ondas de judeus expulsos de Ashkenaz (Alemanha, em hebraico). Mesclando o hebraico e, em menor medida, outros padrões lingüísticos, sobretudo eslavos, o idish tornou-se, até meados do século XIX, o mame-luschen, ou “língua materna”, essencialmente falada, de milhões de judeus. Entre 1850 e o início da Segunda Guerra Mundial, o idish teve um florescimento literário, com grandes obras escritas por mestres como Scholem Aleichem, I. L. Peretz, Scholem Ash e Isaac Bashevis Singer.
Núcleos teatrais importantes em idish desenvolveram-se na Polônia e, com a emigração, nos Estados Unidos e na Argentina. A língua, golpeada com a eliminação da sociedade ashkenazi européia no Holocausto, é hoje estudada em universidades e falada pelos judeus ultra-ortodoxos (que reservam o hebraico às orações e estudo de livros religiosos).

09/08/2005

"Die Kleine Mentshelech” (Pessoas simples)
Literatura: Scholem Aleichem (1859, Ucrânia – 1916, Nova York) foi um dos mestres da literatura em idish e, nesta obra, mostra figuras populares, judeus simples mas dotados de encanto, “intensa paixão” e senso de humor.
Apresentado em forma de jogral por grandes atores do teatro judeu.
Duração: 75 minutos
Língua: Idish (legendas em inglês)
Tela: Colorido
Origem: Israel (1989)
Artistas: Smuel Rudensky, Shmuel Atzman e Shmuel Segal
Realização: Dub Films, Israel Capital Studios, Jerusalém.

23/08/2005

“Die Freiliche Kabtzonim” (Os pobres divertidos)
Comédia: Estrelando a mais famosa dupla humorística em idish, Dzigan & Schumacher, na história de um empresário que tenta vender petróleo plantado na terra.
Duração: 60 minutos
Língua: Idish (legendado em inglês)
Tela: Preto e branco
Origem: Polônia (1937)
Diretor: Leon Feannat
Artistas principais: Shimon Dzigan, Israel Schumacher, Jennie Love, Ruth Turkow
Realização: Foreign Cinema Arts Inc.
Nota: No inicio da sessão será mostrado o curta-metragem “Eu Quero ser um pensionista” (13 minutos), com Leo Fuchs e Yetta Zwerling, que trata das desavenças de um casal.

13/09/2005

“A Briveler Der Mamen” (Uma carta para mamãe)
Drama: Clássico do cinema idish, conta a história da mãe judia que, na Rússia após a 1ª Guerra Mundial, perdeu contato com seu filho que havia emigrado para os Estados Unidos. Depois de muito tempo consegue viajar para tentar encontrá-lo.
Duração: 107 minutos
Língua: Idish (legendas em inglês)
Tela: Preto e branco
Origem: Polônia (1938)
Diretor: Joseph Green
Artistas: Lucy e Misha Gehrman, Max Bozyk, Edmund Zayenda, Gertrude Bulman, Alexander Stein e Samuel Landau
Realização: Green Film

27/09/2005

“A Xider Fun Himel” (Um acordo feito no céu)
Musical: Peça encenada na Broadway, tendo como protagonista um rabino pobre que vence seus complexos e frustrações para conquistar a noiva de sua vida.
Duração: 117 minutos
Língua: Idish (legendas em inglês)
Tela: Colorido
Origem: Estados Unidos (1987)
Diretor/produtor: Raymond Ariel e Stuart Rosenberg
Músicas/Letras: Jack Rechtzak e I. Alper
Artistas principais: Mônica Tesler, Tânia Richter, Yankale Alperin, Reizl Bozik, Stewart Figa, Leon Libgold, David Montefiore, Ben Gotlieb Realização: Yiddish Vídeo Club Inc.

Data: 09/08/2005

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados