Eventos em cartaz

Eventos em cartaz

Exposição - OBSERVANCES - Fotos de Emmanuel Santos Evento realizado no Dia 14 de dezembro de 2004 a 9 de janeiro de 2005

OBSERVANCES - Fotos de Emmanuel Santos

Luz e sombra no judaísmo de Emmanuel Santos

Este conjunto de fotografias em preto-e-branco de Emmanuel Santos, que o Museu Judaico e o Centro Cultural da Justiça Federal trazem pela primeira vez ao Rio de Janeiro, são o testemunho do olhar de um artista cujo foco é a dignidade da condição humana nas mais diferentes latitudes. As fotos, que vão do sonho ao cotidiano, constituem um documento precioso da alma judaica e fazem emergir, das sombras do tempo, toda uma tradição histórica e religiosa cuja preservação faz parte do compromisso humanista.

Dividida em quatro núcleos temáticos – Noite, Alvorada, Luz e Crepúsculo -- a exposição inclui imagens como a do casamento judaico na Toscana, o interior de uma sinagoga na Ucrânia, o bar mitzva em Buenos Aires e o costume judaico de alimentar elefantes com amendoins, na Índia, ao final do Iom Kipur. A liberdade de manter rituais ancestrais é essencial ao enriquecimento da vida e as semelhanças e diferenças nas observâncias da religiosidade refletem a universalidade dos anseios espirituais dentro da experiência humana.

Dos seus personagens, o viajante incansável Emmanuel Santos aproxima-se sempre com profundo respeito. Jamais recorre a montagens nem a cenários: para ele a estética não é um fim em si, mas está a serviço da realidade, que se mostra em varais de roupa, salas de estudo, cemitérios, ruas e campos. Como peregrino emocionado, o fotógrafo também apreende os rituais judaicos de momentos singulares, não percebidos por olhares desatentos, nos quais o ser humano sai de si à procura do abstrato. Da escuridão nasce a claridade nestas imagens pouco óbvias. A luz se insinua, mais que se impõe, diante das nuvens simbolicamente carregadas – é a réstia de sol entrando pela janela, é o gesto do jovem erguendo a bandeira israelense em Treblinka, é o olhar do rabino estendendo a mão. É o ser humano prestando homenagem à vida.

Data: 14/12/2004

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados