Eventos em cartaz
CARTAS PARA ANNE FRANK Você conhece o “Diário de Anne Frank”?Anne Frank, que no dia 12 de junho, completaria mais um ano de vida, foi uma adolescente de origem judaica que viveu seus últimos anos durante a Segunda Guerra, escondendo-se dos nazistas com a sua família, em Amsterdã, na Holanda. Em 1944, foi encontrada e levada a um campo de concentração, falecendo no ano seguinte. Ela e os adolescentes cariocas estão separados por milhares de quilômetros e mais de meio século.
Certamente, não se pode comparar o contexto da Segunda Guerra com uma cidade como o Rio de Janeiro hoje, mas estudos apontam fatores que se assemelham e geram empatia dos jovens com a obra. São identificadas questões que provocam nos alunos o mesmo desconforto vivido por Anne.
Pensando nisso, queremos saber: que outras histórias eles terão para contar?
Vem acompanhar com a gente!
Instagram: https://www.instagram.com/cartasparaannefrank/
Youtube: https://youtu.be/3BVvTODgFUw
Facebook: https://www.facebook.com/museu.judaico/posts/4354446101286003
Coluna do Ancelmo Gois:
https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/cartas-para-anne-frank-meninos-da-favela-do-borel-participam-de-projeto-literario.html
Coluna Ana Ramalho:
https://www.annaramalho.com.br/cartas-para-anne-frank/
Fundo RJZ - O fundo patrimonial foi criado por Raikel Zylbersztajn em 7 de Agosto de 2019, em memória de seu filho, Rogério Jonas Zylbersztajn, e tem por finalidade fomentar e promover causas de interesse público, voltadas à população em geral. Isto se dá por meio de instrumentos de parceria e de execução de programas, projetos e demais finalidades de interesse público, com instituições apoiadas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos.
O Museu Judaico do Rio de Janeiro, fundado em 1977, é um centro cultural dinâmico, integrado à vida da cidade, com atividades estruturadas em torno do binômio preservação da memória/dinamização da cultura judaica. Mantém exibições permanentes sobre a história da comunidade judaica no Rio de Janeiro e as tradições do judaísmo em todos os seus aspectos -- religioso, cultural e histórico -- e realiza exposições, em sua sede e em parceria com outras instituições, além de promover pesquisas acadêmicas sobre imigração e concursos para estudantes. Tem ainda um Núcleo de Estudos do Holocausto, uma videoteca com mais de mil títulos e uma biblioteca temática.
Data: 14/06/2021
Email: museu@museujudaico.org.br
Relização: Museu Judaico do Rio de Janeiro
Apoio: Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn