Eventos em cartaz

Eventos em cartaz

[EVENTO TEMPORARIAMENTE CANCELADO] CANCELADA Palestra e lançamento do livro Poucos e Muitos, no CIB, terça-feira, 17 de março de 2020, às 18h30.

Como é do conhecimento geral o mundo está passando por uma pandemia de corona vírus (Covid-19) e os seus efeitos já começaram a atingir o nosso país. Portanto, considerando as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, especialmente no que tange aos idosos, foi ADIADA sine die a palestra em referencia. Oportunamente divulgaremos uma nova data.

EVENTO TEMPORARIAMENTE CANCELADO


A Editora Garamond, o Museu Judaico do Rio de Janeiro e o Clube Israelita Brasileiro convidam para palestra e lançamento do livro "Poucos e Muitos: a comunidade judaica no Rio de Janeiro e seus desviantes (1850-1920)", de Henrique Samet.

Partindo do pressuposto de que a história da comunidade judaica no Rio de Janeiro ainda se apresenta com muitas lacunas, este livro traça sequencialmente sua constituição contemporânea a partir do século XIX, englobando a origem e causas dos diferentes fluxos de imigrantes judeus, bem como refaz certos sensos comuns equivocados sobre tais presenças. É de se assinalar uma perspectiva inclusiva neste livro, entendendo como parte desta sequência os traficantes e prostitutas que aqui arribaram e viveram por quase cem anos, bem como os desdobramentos específicos das diferentes presenças – marroquinos, franceses, russos da Bessarábia –, com suas convergências e divergências, ressaltando sua diversidade e o complexo entrelaçamento de suas trajetórias.

Henrique Samet identifica os diferentes núcleos comunitários que foram criados, suas atividades e fragilidades, a instabilidade temporal de suas associações e certa incapacidade de constituírem organizações mais amplas e abrangentes. Também revela iniciativas, após a instituição da República (1889-1910), de se criarem novas entidades judaicas beneficentes, tentando explicar sua razão.

ENTRADA FRANCA

Data: 17/03/2020

Horário: 18h30

Local: Clube Israelita Brasileiro

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 489 / Copacabana - Rio de Janeiro

Email: museu@museujudaico.org.br

Relização: Museu Judaico do Rio de Janeiro e Editora Garamond

Apoio: Clube Israelita Brasileiro

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados