Eventos em cartaz
Museu Judaico, 40 anos - A cultura sefardita, homenagem a Ángel Sanz Briz No quadro de celebrações do 40º aniversário do Museu Judaico do Rio de JaneiroO Museu Judaico do Rio de Janeiro, o Conselho Sefaradi do Brasil - CONFARAD e o Instituto Cervantes convidam para o Ciclo:
A cultura sefardita, homenagem a Ángel Sanz Briz
Ángel Sanz Briz (Saragoça, 28 de setembro de 1910 Roma, 11 de junho de 1980) foi um diplomata espanhol. Em 1944 contribuiu, agindo por conta própria segundo afirmam alguns historiadores[1], para salvar a vida de cerca de cinco mil judeus húngaros durante o Holocausto, proporcionando passaportes espanhóis, a princípio a judeus que alegavam origem sefardita, e posteriormente a qualquer judeu perseguido pelos nazis. Por estes feitos, em 1991, o Museu do Holocausto Yad Vashem de Israel distinguiu a sua ação e reconheceu perante os seus herdeiros o título de Justo entre as nações, inscrevendo o seu nome no memorial do Holocausto. Em 1994 o governo húngaro concedeu-lhe a título póstumo a Cruz da Ordem de Mérito da República Húngara e na Grande Sinagoga de Budapeste (a segunda maior do mundo depois da de Nova Iorque) atualmente há uma placa que exibe o seu nome.
PROGRAMAÇÃO
28 de novembro terça, às 18h30
- Conferência do documentário A Encruzilhada de Ángel Sanz Briz de José Alejandro González Baztán
29 de novembro quarta, às 18:30
- Exibição do filme El ángel de Budapest de Luis Oliveros
30 de novembro quinta, às 18:30
- Resistência de Judeus e Ciganos em Tempos de Intolerância através da Música e da Literatura", com Silvia Lerner, Cristina da Costa e Mio Vacite
Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo
Tel: 3554-5910
ENTRADA FRANCA
Data: 28/11/2017
Horário: 19h
Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 / Botafogo -
Relização: Museu Judaico do Rio de Janeiro, Conselho Sefaradi do Brasil - CONFARAD e Instituto Cervantes