Eventos em cartaz

Eventos em cartaz

Exposição - Desenhos das crianças de Terezín Evento realizado no Dia 15 de abril de 2004 a 9 de maio de 2004

Desenhos das crianças de Terezín

O Museu Judaico do Rio de Janeiro e a Embaixada de Israel têm a honra de convidar V. S ª e família para a inauguração da exposição “Os Desenhos das Crianças do Gueto de Terezin”, organizada pelo Museu Judaico de Praga, a realizar-se no dia 15 de abril de 2004, às 19 horas, no Museu Histórico Nacional.

Às 17 horas, no Auditório do Museu, será realizada a Mesa Redonda “O Holocausto e o Gueto de Terezin”.

A narrativa feita por milhares de crianças em Terezín, tanto os desenhos como os poemas, foi convertida em documento da experiência que viveram sob o rigor da operação nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45). Fizeram uso de sua energia mais intensa, procurando a liberação do ato criativo. Lograram ver a beleza além das portas da cidade. Embora não tivessem material suficiente, pintavam sobre quase qualquer superfície que tivessem por perto, com giz de cera e aquarela, assim como materiais combinados para formar textura. As crianças pintaram e escreveram para expressar sua alegria e sua tristeza, para compartilhar suas ansiedades, seus temores e suas esperanças (Anne Frank).

Geralmente desenharam sob a orientação do artista Fried Dicker-Brandejs, procurando fazer da expressão um ato de conciliação espiritual. Esses desenhos na sua maioria foram feitos por meninas de 10 a 15 anos de idade, mas crianças de outras idades também desenhavam. Formaram-se círculos temáticos de paisagens, de ruas e cidades, de seus familiares, de flores e animais, de brincadeiras infantis, de imaginação e fantasia e de suas experiências da vida dentro do campo de concentração. A diferença entre os desenhos e a maior parte da literatura escrita por crianças, evidencia a recordação dos lares perdidos e da infância feliz, assim como a amargura de terem sido arrancados de sua vida normal. Estes poemas foram encontrados nas revistas que eles publicaram dentro do gueto, acompanhados muitas vezes com desenhos.

Data: 15/04/2004

Sobre o site | Entre em Contato | ©2005 Museu Judaico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados